Endometriose profunda
A endometriose profunda não é uma doença maligna, entretanto tem um padrão de crescimento infiltrativo, criando aderências entre os órgãos pélvicos.
Os sintomas são: dor pélvica crônica, que piora no período menstrual, dor durante a relação sexual, sintomas urinários, dor ao evacuar, infertilidade.
O tratamento para casos brandos pode ser o medicamentoso, porém quando a endometriose infiltra a parede dos órgãos (endometriose profunda) e apresenta sintomas muito debilitantes, está indicado o tratamento cirúrgico.
Quando a cirurgia está indicada, a via cirúrgica de preferência é a minimamente invasiva, seja por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.
Quando a mulher ainda apresenta desejo de engravidar no futuro, o tratamento deve preservar o útero, trompas e ovários.
Devido a complexidade da doença, é comum que durante a cirurgia participem cirurgiões especialistas em diferentes áreas (ginecologia, colorretal, urologia).
Dr. Eric Drizlionoks
Cirurgião oncológico formado pelo Hospital AC Camargo em SP.
“A luta contra o câncer exige dedicação, empenho, experiência e empatia por parte do médico cirurgião. Minha missão é oferecer tudo isso, somado ao compromisso da realização de um procedimento seguro e eficaz.”